A Administração Espacial Nacional (NASA) anunciou nesta segunda-feira (3) que concluiu com sucesso o tensionamento de três das cinco camadas que constituem o escudo solar do Telescópio Espacial James Webb (JWST). O procedimento é realizado em sequência, com início no primeiro andar às 12h e término às 20h59 (horário de Greenwich). O primeiro alongamento é o mais demorado, 5 horas e 48 minutos. As camadas subsequentes se estendem mais rápido e cada camada leva cerca de 70 minutos.
“A fase de tensionamento das membranas do escudo solar é especialmente desafiadora porque há interações complexas entre as estruturas, os mecanismos de tensionamento, os cabos e as membranas”, disse James Cooper, gerente do escudo solar do Webb da NASA, baseado no Goddard Space Flight Center.
“Esta foi a parte mais difícil de testar em solo, por isso é fantástico ver tudo correr tão bem hoje. As equipes da Northrop e da NASA estão fazendo um ótimo trabalho e estamos ansiosos para tensionar as camadas restantes”, afirmou. Northrop Grumann é a empresa norte-americana que construiu o telescópio, sob contrato da Nasa.
Uma vez totalmente implantado, o escudo solar protegerá os delicados instrumentos do telescópio da radiação solar. Ele atingirá uma temperatura máxima de 109 ºC, enquanto mantém os instrumentos atrás dele frios a um mínimo de aproximadamente -237 ºC.
Pedreiras/MA |
Trizidela do Vale/MA |