Desde o início da tarde desta segunda-feira (4), WhatsApp, Facebook e Instagram estão em declínio. Os usuários da Internet em todo o mundo relataram dificuldade para acessar esses três serviços – todos eles pertencem ao Facebook. A falha afetará aplicativos móveis e sites nessas redes.
O Facebook acredita que esse problema é global e declarou por volta das 13h30 que ainda está investigando a causa do problema para resolver o problema (leia abaixo).
As reclamações relacionadas às operadoras de telefonia e Internet também aumentaram, inclusive no Brasil. O próprio Telegram é concorrente do WhatsApp, e houve um pico de reclamações por volta das 15h.
Também há relatos de instabilidade em outros aplicativos, que são alternativas aos 3 aplicativos travados. Até o TikTok decepcionou alguns usuários à tarde.
O termo WhatsApp se tornou o primeiro tópico do momento no Twitter no Brasil por volta das 12h50. Cerca de meia hora depois, o Telegram, um concorrente ainda na transmissão ao vivo, tornou-se o segundo tópico mais popular.
Às 13h10, o site Downdetector, que monitora reclamações de serviços de Internet, registrou cerca de 40 mil reclamações sobre o WhatsApp. Para o Instagram, existem cerca de 10.000, e para o Facebook, existem cerca de 5.000.
Motivo não divulgado
O Facebook informou que está investigando a causa dessa instabilidade.
Nos perfis do Twitter, Facebook e WhatsApp postaram: “Sabemos que algumas pessoas estão tendo problemas com o WhatsApp. Estamos trabalhando muito para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização o mais rápido possível.”
Instagram tweetou: “O Instagram e seus amigos estão passando por um momento difícil, talvez você tenha problemas para usá-los. Confie em nós, nós faremos isso.”
Pedreiras/MA |
Trizidela do Vale/MA |